A equipe técnica do Recanto dos Velhinhos de Valinhos tem notado entre os internos, uma dificuldade de deglutição, chamada disfagia entre os idosos, um problema definido como qualquer dificuldade no trânsito alimentar desde a boca até o estômago.
O presidente Fernando D´Ávila disse que a equipe está sempre atenta, porque é um sintoma geralmente ligado a uma doença, na maioria das vezes, neurológica como a Demência de Alzheimer(DA) ou ao próprio processo de envelhecimento podendo ocorrer mesmo a idosos saudáveis.
No momento a grande necessidade é uma avaliação profissional dos internos. “Não temos fonoaudióloga, o que dificulta um pouco, o nosso apelo é no sentido de tentarmos um atendimento voluntário de algum profissional da área, que pudesse nos ajudar e mesmo que a distância, nos prestar uma assessoria em caso de necessidade”, diz o presidente.
Diariamente a equipe se depara com situações que se repetem, como um simples ato de engolir um comprimido de medicação é um dos sintomas mais comuns. O ato de fazer o comprimido percorrer a faringe e o esôfago, com precisão, exige coordenação e força muscular.
Se algum fonoaudiólogo voluntário estiver disponível para esse trabalho, a entidade agradece e os idosos certamente terão mais qualidade de vida. Interessados poderão entrar em contato com Assistente Social Vanusa Paixão, através do fone 3829-8184.

Website desenvolvido por Inspire Ideias | Marketing Inteligente
Subir
Siga-nos: