Uma comitiva do SENAI Campinas, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange”, liderada pelo diretor Everson de Aro Capobianco, esteve no Recanto dos Velhinhos na manhã de terça-feira, 27, para entregar uma doação de agasalhos, resultado de uma campanha realizada entre os alunos.
O administrador Carlos Latância, recebeu o grupo, que mesmo sendo de outra cidade, fez questão de escolher o Recanto dos Velhinhos pelo trabalho que desenvolve e pelo cuidado com seus internos, onde fica evidenciada a humanização e bem estar dos internos.
“Estamos esperando uma grande frente fria, os nossos idosos já sentem um pouco mas a baixa temperatura, essa doação chegou em boa hora para nossa entidade”, destaca Latância.

Mais uma ação de solidariedade foi registrada na manhã desta sexta-feira, 23 de julho, com a doação de fraldas, materiais de higiene e limpeza, roupas e lacres de alumínio para o Recanto dos Velhinhos de Valinhos.
A doação foi resultado de uma campanha entre os funcionários da SOLUFIL, que se mobilizaram para arrecadar fraldas, materiais de higiene e limpeza, além de roupas e lacres, porque conhecem o Recanto e sabem das necessidades. Na entrega Flávia e Fernando foram recebidos pelo administrador Carlos Latância, que em nome da diretoria agradeceu pela ajuda.
A SOLUFIL está instalada em Valinhos no bairro Macuco, é uma empresa brasileira nascida da fusão de duas companhias: SOLUFIL, especialista no controle de poluição e a FILTRACOM, especialista no controle de contaminação ambiental proveniente do ar e que são referências em seus mercados, em produtos e serviços para a filtragem do ar.

Desde que foi implantado o serviço de telemarketing para captação de recursos no Recanto dos Velhinhos de Valinhos em 2019, o trabalho vem sendo realizado com muito cuidado e nesses pouco mais de dois anos em operação, já apresenta resultados satisfatórios, com boa aceitação da comunidade valinhense que sempre responde sim aos chamados da entidade.
Com as mudanças que vêm ocorrendo no mundo tecnológico, muitas pessoas deixaram de usar o telefone fixo, que é por onde são realizados os contatos, em vista disso o serviço precisou se adaptar e fazer as ligações usando também o celular, quando ele é fornecido.
Ailton Pupo diretor do Recanto dos Velhinhos e responsável direto pelo telemarketing na entidade, juntamente com a diretoria, regulamentou o uso do aplicativo de mensagens através do whatsapp, a orientação da diretoria para as operadoras do telemarketing é que somente deve ser utilizado para falar com o doador da entidade, em hipótese alguma poderão deixar mensagens de texto ou áudio para a pessoa retornar a ligação ou mesmo explicando a campanha do mês.
As mensagens de texto pelo Whatsapp, poderão ser utilizadas no Recanto dos Velhinhos para agradecimento de uma doação recebida, a exemplo do que faz a APAE Valinhos.
“Aproveitamos para agradecer a todos que tem nos ajudado e reforço o apelo: “A solidariedade é contagiante, contagie-se e se deixe contagiar, ajude o Recanto dos Velhinhos de Valinhos, o nosso telefone 3114-6909”, destaca Ailton Pupo.

Dia 22 de agosto retirada na sede do Recanto

Sabe aquela feijoada que você nunca esquece? Vai ter de novo no Recanto dos Velhinhos de Valinhos, com entrega em drive thru com todos os cuidados, que já é uma marca dos eventos da entidade.
Dia 22 de agosto, das 12 às 15 horas, você pode retirar a feijoada completa, por apenas R$75,00, serve duas pessoas e acompanha a feijoada, arroz, mandioca, farofa, couve, vinagrete, sobremesa e laranja.
O Kit feijoada vem numa embalagem de papelão com todos os itens separados e você pode transportar com segurança. Ao retirar a feijoada, você não precisa descer do carro, use máscara, esse item é obrigatório.
Os convites já estão à venda na sede do Recanto, na Rua João Bissoto Filho, 2061, Bairro Ortizes, ou com os diretores da entidade. Informações pelos fones: 9 9204-3622, 9 9863-6907 ou 9 9797-1716.
O Presidente Carlos Roberto Teixeira e toda a sua diretoria estão trabalhando para que o evento seja um sucesso “Nos ajude, utilizaremos também como ingredientes: amor, carinho, solidariedade, união, desprendimento, humildade, afeto, doação, respeito e até mesmo uma pitada de correria para o preparo das feijoadas, sob as bênçãos do bom Deus que está sempre nos guiando”.

Os internos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos receberam na quarta-feira, 14 de julho, um presente que vai deixá-los bem quentinhos. São 47 mantas feitas de crochê, doadas pelo grupo Quadradinhos do Amor, formado por mulheres de várias cidades do Brasil, que se unem para aquecer a quem precisa e dividir momentos de alegria e aprendizado.
A iniciativa desse Grupo, foi de cinco artesãs brasileiras que criaram o #quadradinhosbrasil, elas fizeram lives no Instagram, onde ensinavam a fazer o quadradinho e essa onda de amor se espalhou pelo Brasil, tornando-se um projeto conhecido como Quadradinhos do Amor. O trabalho consiste na confecção de quadradinhos de 21×21 cm de lã, que depois vão se juntando e formando mantas quentinhas.
A assistente social do Recanto dos Velhinhos Vanusa Paixão, destaca o projeto como uma ação onde se transmite amor e cuidado por meio de linhas e fios. “Posso dizer que é uma atitude cheia de significados, tecendo os fios vão se formando quadradinhos que aos poucos dá forma a um cobertor e no final passa a aquecer a quem precisa, como aqui no Recanto dos Velhinhos, onde nossos idosos sentem muito frio e com este presente, são acarinhados e aquecidos”.

A corrente de solidariedade continua se efetivando na cidade. Na manhã de quarta-feira, 7 de julho, o diretor do Recanto dos Velhinhos Ricieri Mauro Baldin, chegou à Santa Casa com uma doação de produtos orgânicos: Verduras alface, salsa e rúcula, e muitos poderiam perguntar: mas porque o diretor do Recanto não usou a doação com os internos da entidade?
E Mauro explica: “Recebemos a doação de José Antônio Rossi da cidade Morungaba, que tem a produção de orgânicos, o excedente ele sempre destina para o Recanto dos Velhinhos, nesta semana a nossa entidade já tinha o suficiente e para não perder os produtos, decidimos levar na Santa Casa, onde a necessidade é grande, somos entidades parceiras e essa troca é comum”, disse.
O produtor José Antônio Rossi ajuda o Recanto e outras instituições, é um filantropo, que tem a sua produção e o que excede as suas vendas, ele faz questão de levar para entidades como o Recanto e outras que ele ajuda.

O mês de junho é sempre muito esperado pelos internos do Recanto, é o mês da festa junina, mas com a pandemia isso não foi possível neste ano, então para alegrar o ambiente, eles se fantasiaram e participaram de um café junino com doces e comidas típicas, música e muita alegria.
O carinho da equipe que preparou o café especial, deixou os internos muito felizes e mais, garantiu a eles saírem um pouco da rotina.
A diretora de eventos Teresa Marchiori Jorge enfeitou o corredor para dar um clima junino e com todos os cuidados por causa do frio e para que não ficassem aglomerados. “Ficou tudo muito bom, o mais importante é que pudemos levar alegria aos nossos internos”, destaca a diretora.

Cerca de 50 pessoas trabalharam voluntariamente na realização do Almoço Mineiro em prol do Recanto dos Velhinhos de Valinhos, realizado no domingo 6 de junho, e entregue em drive thru no salão ao lado da Paróquia São Cristóvão.
Foram preparadas 1500 refeições para 750 convites vendidos. Tudo foi pensado pela equipe de eventos e diretores da entidade, as quantidades de cada item oferecido, o tempero, a preparação e depois o acondicionamento para entrega, com a utilização de uma caixa de papelão onde as bandejas contendo arroz, pernil, tutu de feijão, torresmo, couve e mandioca e mais a sobremesa, doce de abóbora, foram dispostos de forma a agilizar a entrega.
O drive thru aconteceu de forma organizada e com muita rapidez, com todas as equipes trabalhando ao máximo para que tudo acontecesse rapidamente.
Como destaca o presidente Carlos Roberto Teixeira: “em todos os eventos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos se não fosse essa equipe de diretores, funcionários e voluntários que se desdobram durante meses na preparação para a realização do evento, nada seria possível. Agradeço o empenho de todos e também a todos que nos ajudaram adquirindo os convites garantindo o sucesso do evento”.
Tudo transcorreu na mais perfeita ordem e organização, inclusive respeitando as regras sanitárias impostas pela pandemia. Como em todos os eventos algumas pessoas deixam de ir buscar e no final foram 60 bandejas que sobraram foram oferecidas à entidade Esperança e Vida.

Sensibilizado com o alto consumo de leite no Recanto dos Velhinhos, o cabeleireiro Lukas Santos acionou o seu grupo de amigos e colaboradores e pela segunda vez, levou uma grande doação para a entidade.
Nesta quinta-feira, Lukas chegou ao Recanto com 252 litros de leite, que segundo o administrador Carlos Latância, vai abastecer a despensa por um período.
Lukas tem feito campanhas diversas de arrecadação de tampinhas plásticas, de cartelas vazias de medicamentos que são entregues nas duas unidades do Supermercados Caetano, além disso tem feito um trabalho social e ambiental elogiável, semanalmente percorre alguns bairros com uma carretinha junto com Diego Agiesse e recolhem materiais que os moradores depositam nas calçadas, levando até o ecoponto.
“Faço isso de coração e tenho parceiros que me ajudam, assim vamos contribuindo com as entidades para que seus assistidos tenham qualidade de vida”, disse Lukas.

Na quinta-feira, 13 de maio, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos foi contemplado com uma doação do COVIDA, um projeto liderado por Sandra Rossi Giraldello que tem assistido inúmeras famílias e entidades da cidade. Foram entregues 20 cestas básicas e mais 10 kits de leite e bolacha.
A coordenadora do Projeto COVIDA, Sandra Rossi Giraldello, destaca: “para nós foi uma honra contribuir, mesmo que só um pouquinho, com o Recanto dos Velhinhos, essa entidade tão especial, pela qual temos um grande carinho e admiração.”
O Recanto dos Velhinhos tem entre seus fundadores, o presidente de uma das diretorias, o pai de Sandra, Waldomiro Rossi, a quem a entidade rende toda gratidão. Carlos Roberto Teixeira, atual presidente do Recanto dos Velhinhos, agradeceu a doação que garantirá aos internos a continuidade de uma alimentação balanceada. “Fico muito feliz com esse gesto das integrantes do COVIDA, especialmente da Sandra, que, de certa forma, tem uma ligação muito forte com a entidade e com a nossa história”.

Os convites para o Almoço Mineiro estão à venda a R$ 75,00 e serve duas pessoas, com um cardápio que inclui também a sobremesa. Confira o cardápio: arroz, tutu de feijão, pernil, couve, mandioca, torresmo e de sobremesa e um saboroso doce de abóbora.
Reserve essa data: 6 de junho, entrega das 12 às 15 horas.
Em tempo de pandemia, quando não se pode promover eventos presenciais, o Recanto dos Velhinhos convida a população a prestigiar esse almoço, que desta vez tem a parceria com a Paróquia São Cristóvão e será realizado no local.
A retirada será em drive thru entrando pela Rua Sumaré e saindo pela Rua Itatiba com toda segurança e organização.
Todos os diretores da entidade têm convites para vender. Informações pelos fones: 9 9204-3622 ou 9 9863-6907.

O Dia das Mães é sempre uma data esperada pelas idosas internas do Recanto dos Velhinhos e dessa vez não foi diferente, todas foram homenageadas e receberam presentes oferecidos pelo casal Marilza e Jairo Campos e ainda matrioskas coloridas feitas pela Lúcia e pela Teresa que deixam todas muito felizes.
Como disse a Teresa Fátima Marchiori Jorge, diretora de Eventos, “o bom mesmo é viver os dias espalhando o melhor que se tem, o amor! Descobrir motivos para acumular sorrisos nessas mães que estão aqui, juntamos a amizade ao amor e oferecemos o carinho também”.
Para que tudo fosse realizado com segurança, a equipe de colaboradores do Recanto dos Velhinhos organizou cada detalhe para que a alegria fosse completa. “Em tempos tão difíceis como este que estamos vivendo, acreditamos que tudo vai ficar bem e enquanto a gente espera seguimos cuidando com o carinho que eles merecem”, finaliza Teresa Fátima Marchiori Jorge.

Ao tomar conhecimento da necessidade de leite no Recanto dos Velhinhos, o cabeleireiro Lukas Santos fez uma mobilização rápida e levou para a entidade, na terça-feira, seis caixas, totalizando72 litros, que já foram encaminhadas para a dispensa, que tem um uso mensal de 750 litros.
A doação foi recebida pelo administrador Carlos Latância, que em nome da diretoria agradeceu o carinho que Lukas Santos tem dispensado ao Recanto, com presença constante levando os mais diversos produtos de uso na entidade.

O grupo @mulheresde40mais formado por mulheres empreendedoras de Valinhos e região, cujo projeto é voltado para o engajamento profissional, networking e filantropia, estarão promovendo neste mês de maio uma campanha de arrecadação de luvas de procedimento e leite longa vida, que serão entregues no Recanto dos Velhinhos de Valinhos.
A ideia é sempre ajudar uma entidade ou uma causa. Em março, mês da mulher, entregaram kits de higiene pessoal para mulheres moradores de rua em Campinas, em abril direcionaram a campanha para o grupo Vira Lata Vira Casa que cuida de pets resgatados.
“Sabemos que as entidades todas tem muitas necessidades, neste mês decidimos acolher ao Recanto dos Velhinhos, pelo lindo trabalho que é realizado na entidade. Vamos arrecadar luvas de procedimento e leite longa vida porque sabemos da necessidade no momento, diz Raquel Barreto, idealizadora do projeto.
Quem quiser nos ajudar será uma alegria, é só acessar a página no instagram @mulheresde40mais e deixar a sua mensagem que entraremos em contato.

No dia 6 de junho, está programado o almoço Mineiro do Recanto dos Velhinhos que será servido em sistema de drive thru, com retirada das 12 às 15h, no salão da Paróquia São Cristóvão, na Rua Sumaré 50. Os convites já estão à venda a R$75,00, serve duas pessoas e no cardápio: arroz, tutu de feijão, pernil, couve, mandioca, torresmo e sobremesa.
Em tempo de pandemia, quando não se pode promover eventos presenciais, a saída é fazer nesse formato, destaca o presidente Carlos Roberto Teixeira. “O nosso Recanto dos Velhinhos assim como as demais entidades sofreram com a queda na arrecadação, felizmente conseguimos uma parceria importante com a Comissão de Eventos da Paróquia São Cristóvão, que está cedendo as instalações para a retirada do almoço mineiro, com total segurança, organização e rapidez que o momento exige”.
Os veículos entrarão pela rua Sumaré, passando por dentro do salão ao lado da Igreja de São Cristóvão e a saída pela Rua Itatiba, no Bairro São Cristóvão em Valinhos.
Todos os diretores da entidade têm convites para vender. Informações pelos fones: 9 9204-3622 ou 9 9863-6907.

O Presidente do Recanto dos Velhinhos de Valinhos – Carlos RobertoTeixeira, recebeu na manhã segunda-feira, 3 de maio, o cabeleireiro Lukas Santos e Diego Agiessi que foram fazer a doação de 30 toucas para proteger os internos do frio, 100 fraldas geriátricas emáscaras.
Lukas tem feito campanha para arrecadação de cartelas vazias de medicamentos e também tampinhas plásticas, com os valores que tem conseguido, Lukas tem aplicado em materiais que estão sendo entregues nas entidades.
Durantea visita, o presidente Teixeira destacou que a entidade precisa de leite para atender aos idosos. “Utilizamos 720 litros de leite mensalmente, nossos idosos apreciam e além do café da manhã oferecemos em outras refeições do dia, no momento nosso estoque está baixo e por isso estamos reforçando o pedido da doação”.
O Recanto dos Velhinhos atende hoje 45 idosos, numa faixa etária médiade 80 a 83 anos, os idosos têm toda assistência: médica, fisioterapia, enfermagem, psicologia, assistência social, educadora física, terapia ocupacional, nutrição.
A entidade fica na Rua João Bissoto Filho, 2061, bairro dos Ortizes, em Valinhos.

Uma campanha em prol de diversas entidades promovida pela LBV e UNIP Campinas, beneficiou o Recanto dos Velhinhos de Valinhos, com 80 cestas básicas, que irá abastecer a dispensa da entidade nos próximos meses.
“Com esta doação vamos ficar tranquilos por um período, sabendo que nossos idosos terão o mesmo cardápio de qualidade que recebem até hoje, sou muito grato à LBV – Legião da Boa Vontade e a UNIP Campinas, por terem escolhido nossa entidade para receber esse importante donativo, que Deus continue abençoando a todos”, destaca o presidente Carlos Roberto Teixeira.
A doação foi entregue na sexa-feira, 30, pela Izabela integrante da LBV e recebida plo administrador Carlos Latância.

Com a flexibilização dos serviços, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos vai promover no dia 6 de junho, o almoço Mineiro em drive thru, com retirada das 12 às 15h, no salão da Paróquia São Cristóvão, na Rua Sumaré 50.
Os convites já estão à venda a R$75,00, serve duas pessoas e no cardápio: arroz, tutu de feijão, pernil, couve, mandioca, torresmo e sobremesa.
O Presidente Carlos Roberto Teixeira destaca a importância desse evento para o Recanto dos Velhinhos, que assim como as demais entidades sofreram com a queda na arrecadação. “Conseguimos uma parceria importante com a Comissão de Eventos da Paróquia São Cristóvão, que está cedendo as instalações para a retirada do almoço mineiro, com total segurança, organização e rapidez que o momento exige.
A entrada dos veículos será pela rua Sumaré, passando por dentro do salão ao lado da Igreja de São Cristóvão, com saída pela Rua Itatiba, no Bairro São Cristóvão em Valinhos.
Todos os diretores da entidade têm convites para vender. Informações pelos fones: 9 9204-3622 ou 9 9863-6907.

Com a flexibilização dos serviços, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos vai reabrir o Bazar de Roupas e Acessórios, na quarta-feira, 28, das 14 às 17 horas, Rua João Bissoto Filho, 1899 no Bairro dos Ortizes.
Para que o bazar possa se manter aberto, o Recanto faz um pedido para todos os clientes: será obrigatório o uso de máscara e distanciamento, mesmo na fila do lado de fora. Para que não haja problemas com os órgãos municipais que fiscalizam esse tipo de atividade.
O bazar está repleto de novidades e preços muito especiais, porque precisa renovar os estoques. “Quem quiser aproveitar para fazer boas compras gastando pouco, venha fazer uma visita ao nosso bazar, o espaço está todo organizado por seções: masculina, feminina e infantil, roupas de verão e inverno e muita variedade de produtos”, destaca a voluntária Clarisse Aono.
O bazar de móveis ainda não vai reabrir, porque também depende de doações, atualmente está realizando vendas através do instagram @bazardorecantodosvelhinhos, onde você também poderá ser informado de todas as atividades, dias e horários das promoções.

Serviço
Bazar de Roupas e Acessórios do Recanto dos Velhinhos de Valinhos
Reabre dia 28 das 14 às 17, sempre às quartas-feiras
Rua João Bissoto Filho, 1899, Bairro dos Ortizes – Valinhos

A necessidade de recursos para manter o atendimento no Recanto dos Velhinhos, está pautado no serviço de telemarketing que tem se tornado um importante aliado na entidade.
Para facilitar o contato o Recanto dos Velhinhos precisou alterar o telefone que agora atende pelo número: 19 3114-6906. “Se você não recebeu a nossa ligação, mas quer nos ajudar, teremos o maior prazer em atendê- lo, ligue pra nós, porque continuamos com nossa campanha: “A solidariedade é contagiosa! Contagie-se e se deixe contagiar”, ajude o Recanto dos Velhinhos de Valinhos e se receber a ligação da nossa entidade diga sim! “, disse o admnistrador Carlos Latância.
Todo o recurso que chega para o Recanto dos Velhinhos, está ajudando a equilibrar as despesa com os 47 internos acolhidos pela instituição, que recebem cinco refeições e o atendimento da equipe multidisciplinar que inclui médico, enfermeiros, psicólogo, assistente social, nutricionista, cuidadores, terapeuta ocupacional, educador físico, pessoal de limpeza e manutenção, que exige um valor fixo mensal alto, agora com um custo a mais do transporte dos funcionários, para que não utilizem transporte público afim de evitar aglomerações e ao mesmo tempo cuidar da segurança dos idosos.
“O nosso apelo é contante, ajude ao Recanto sdos Velhinhos, queremos continuar oferecendo qualidade de vida aos nossos internos e sua colaboração é muito importante!”, destaca o presidente Carlos Roberto Teixeira.

Com a pandemia, acentuou anecessidade de buscar recursos para manter o atendimento no Recanto dos Velhinhos, o telemarketing é um importante aliado, foi implantado há dois anos econtinua o seu apelo de ajuda à entidade.“Esse recurso está nos ajudando aequilibrar as nossas despesas, já que não podemos realizar os eventos por contada pandemia, se puder nos ajuidar ligue 19 3114 6906.
O ano de 2020 foi difícil, fechamos em vermelho e precisamos daajuda de todos para continuar o nosso atendimento aos 47 internos. Servimos cinco refeições diárias, temos uma equipe multidisciplinar que inclui médico, enfermeiros, psicólogo, assistente social, nutricionista, cuidadores, terapeuta ocupacional, educador físico, pessoal de limpeza e manutenção, que exige umvalor fixo mensal alto, agora com um custo a mais do transporte dos funcionários para que não utilizem transporte público para evitar aglomerações e ao mesmotempo cuidar da segurança dos idosos.
“Antes da pandemia muitos voluntários nosajudavam, mas agora dependemos da nossa equipe de trabalho”, disse o presidente Carlos Roberto Teixeira. O presidente destaca ainda: “Os eventos que promovemos nos ajudaram na complementação das verbas recebidas, mas hoje sem esses valores, estamos com mais dificuldades para a manutenção dosprédios, modernização de equipamentos, que são fundamentais para o bem estar do idoso. Essa é nossa preocupação, por isso vamos em busca de receitas que nospermitam continuar o trabalho. O telemarketing tem esse objetivo: aumentar aentrada de recursos para manutenção do padrão de atendimento”.   
A entidade continua com seu apelo: A entidade continua com seu apelo: “A solidariedade é contagiosa! Contagie-se e se deixe contagiar”, ajude o Recanto dos Velhinhos de Valinhos, se receber a ligação da entidade diga sim!

O Recanto dos Velhinhos de Valinhos, atendendo a exigência do estatuto, realizouno sábado 13 de março, a Assembleia Geral Ordinária, de forma online, pelaplataforma do Meet. O Presidente do Recanto dosVelhinhos Carlos Roberto Teixeira abriu o encontro, dizendo que exatamente háum ano acontecia a assembleia para eleição da nova diretoria e logo sem seguidativeram que fechar o Recanto para visitas e para todas as atividades, foram adotadostodos os protocolos e os idosos passaram um ano tranquilo, na segunda onda,alguns idosos testaram positivo, mas a situação está sob controle.
A assembleia foi presidida por Geraldo Gosdschimidt, secretariado pela Aline Prado, coordenadora do Círculo de Amigosdo Patrulheiros de Valinhos.A ordem do dia da assembleia: Apresentação, análise do Relatório das Atividades do Recanto, ano 2020; Apresentação Relatório Financeiro 2020 e Assuntos gerais.
A explanação das atividades de2020 foi feita pelo administrador Carlos Latância e entre elas foramdestacadas:  finalização das obras dalavanderia e instalação da máquina de lavar e secar; início da reestruturaçãoda infra da rede de internet e telefonia; adequação da sala para isolamentopara casos suspeitos, troca de colchões e travesseiros com verba da lei14018/1020.; construção de sala para visita dos familiares, devido a pandemia. Implantação de vídeo chamadas dos idosos com seus familiares, criação de grupos com familiares passandoinformações sobre a COVID -19 e também sobre o idoso.
Os passeios foram suspensos,mas no primeiro trimestre puderam ir à festa do Figo, tiveram o baile decarnaval e um café da manhã com o Alexandre que fez pães diferenciados queagradou demais os internos. Comemoração de Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, dia dos Pais, Semana do Idoso e Natal, tiveram comemorações apenas com os idosos e funcionários.
Foram realizados apenas dois eventos comretirada em drive thru de uma feijoada e um almoço, comemorando o aniversário de47 anos do Recanto dos Velhinhos. Colocado em votação, o relatório foi aprovado por unanimidade através de um link online. No Relatório Financeiro 2020, oadministrador apontou as principais dificuldades causadas pela pandemia, que geraram mais despesas para a instituição, ocasionando um déficit financeiro, porém como a entidade tinha um saldo positivo em 2019, foi possível abater o prejuízo de 2020 e manter uma pequena reserva para 2021.
O relatório, também foi aprovado, porunanimidade. Finalizando a assembleia, no item assuntos gerais, o presidente Carlos Roberto Teixeira fez um relato emocionadodesse primeiro ano de sua gestão. “Sabia que teria desafios, mas não esperava que fosse dessa maneira. A cada hora é uma informação nova, um procedimento novo, passamos um ano praticamente tranquilos com as medidas e protocolos queadotamos, visando garantir o bem estar de nossos internos.
Começamos 2021 comum novo cenário, e por infelicidade afetou alguns internos, acredito que esteano se não for igual a 2020, será ainda mais desafiador. A cada momento umacoisa nova, confesso que muitas vezes tive vontade de chorar, estou fazendotudo o que posso, venho todos os dias ao Recanto, estamos privando os nossosinternos da liberdade, mas cada um de vocês sabem o amor pelo Recanto, aligação forte que temos e estou aqui na presidência, porque tenho vocês que meajudam a dão força. Desejo que neste ano, com essa pandemia, possamos vencer osdesafios, vamos seguindo as orientações, com o trabalho comprometido de todasda diretoria, os nossos colaboradores, que estão sendo constantementetreinados. Não sou de falar bonito, falo o que estou sentindo e confesso queestou muito preocupado com os nossos internos, porque nosso compromisso é paraque tenham vida digna e temos certeza que dentro do Recanto estão vivendo bem, talvez se estivessem em suas casas, não estariam mais entre nós. Me ajudem”, finalizou o presidente.

Mais uma vez o Recanto dos Velhinhos foi agraciado pelo Grupo Cada Gesto Conta com a doação de 600 pares de luvas de procedimento, que vai ajudar a entidade, que tem investido pesado na compra de EPIs para uso dos funcionários, que inclusive tiveram um treinamento especial sobre a importância dos EPEIs para a segurança de todos.
Também a Santa Casa foi beneficiada com 175 litros de álcool 70%, uma necessidade no hospital para desinfeção dos quartos, leitos, cadeiras, etc. O Grupo Cada Gesto Conta ainda fez doações de 90 cestas básicas, com um total de 990 quilos de alimentos, para Casa da Criança, Aces e Pastoral da Criança
Como disse um dos integrantes do Grupo Cada Gesta Conta – Francisco Estevão dos Santos Nogueira, o Zico: “É Deus no comando, como é bom ser bom”.

Na manhã de segunda-feira, 8 de março, colaboradores do Recanto dos Velhinhos participaram de uma reciclagem sobre uso e retirada do EPI – Equipamento de Proteção Individual e medidas de prevenção frente ao coronavírus.
Os funcionários foram divididos em dois grupos, com treinamento na segunda e terça-feira, a fim de que todos fossem devidamente treinados e lembrados da importância dos equipamentos de segurança,
O treinamento ministrado pela Enfermeira Ireni Rosa da Silva Camargo, Diretora do Recanto dos Velhinhos teve como objetivo reforçar a importância dos equipamentos e seu uso adequado.
“Estamos tomando todos os cuidados aqui no Recanto dos Velhinhos para proteger os nossos internos e também nossos funcionários, contra o coronavírus. Esse treinamento sobre EPI – Equipamento de Proteção Individual – EPI que é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, procura mostrar aos nossos colaboradores, a preocupação da diretora do Recanto em protegê-los contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde” destaca o presidente Carlos Roberto Teixeira.

Em vista das novas medidas restritivas de combate à COVID-19, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos decidiu suspender temporariamente, o funcionamento dos dois bazares que acontecem sempre às quartas-feiras: semanalmente o de roupas e acessórios e a cada 15 dias o de móveis e utensílios, instalados em prédio anexo à entidade.
Os bazares já vinham observando as medidas de segurança com controle de pessoas, uso de máscara, medição de temperatura, mas o Presidente Carlos Roberto Teixeira decidiu suspender até que a cidade volte para uma fase menos restritiva.

Desde o início da pandemia, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos adotou medidas rigorosas de higiene e segurança a todos os internos, todas as visitas foram suspensas, os voluntários foram impedidos de frequentar a entidade e todos os protocolos da ANVISA, Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária e Epidemiológica foram cumpridos à risca.
No momento foram constatados casos de COVID-19 que estão em monitoramento pela Equipe médica do Recanto e pela Vigilância Epidemiológica, não havendo situação de pânico na entidade, que atende idosos com idade média de 85 anos e com comorbidades.
Muitas medidas foram adotadas desde março de 2020 como o transporte dos funcionários sendo contratada uma Van exclusiva para este serviço, sempre com o mesmo motorista que também seguiu os protocolos e higienização em cada viagem.
A entidade mantém uma ala para atender os idosos suspeitos da COVID-19 e outra ala para os casos confirmados. Utiliza os EPIs, faz diariamente o monitoramento de todos os funcionários, duas vezes ao dia, com a medição de temperatura e saturação e a qualquer sintoma, o funcionário é afastado imediatamente do trabalho, cumprindo a quarentena.
Com todas as medidas adotadas e obedecendo ao Plano de Contingência da Vigilância Sanitária, sob supervisão da Vigilância Epidemiológica, em quase um ano, os idosos estiveram em total segurança, todos receberam as duas doses da vacina, e estão em constante monitoramento.
Para garantir ainda mais a segurança e evitar o contágio, todos os idosos estão permanecendo em seus quartos, conforme a orientação da equipe técnica do Recanto dos Velhinhos, as áreas comuns como refeitório, sala de Terapia Ocupacional, Sala de TV e outros locais estão fechados.
“Toda a nossa equipe está fazendo o máximo dentro do Recanto dos Velhinhos, os casos de COVID-19 estão sob constante observação, e não deve ser motivo de pânico”, destaca o presidente Carlos Roberto Teixeira.

Você sabia que o Recanto dos Velhinhos tem um artesanato especial, produzido pela interna Maria Rita da Conceição Cremonesi? Esse artesanato em forma de toalhas, capas de almofada estão disponíveis com outras peças como: porta treco, caixas de tamanhos diversos, bandeja de MDF, porta azeite, Mini oratório em MDF, porta guardanapos, bonecas de pano, peso de porta, potes decorados e muito mais, no site da FEAV -Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos numa loja virtual, sendo que os recursos da venda vão para a entidade.
As peças produzidas por Maria Rita são feitas num tear de pregos, um equipamento simples, milenar e de pura arte. Ritinha, que tem 78 anos, está no Recanto dos Velhinhos desde 2007, fica horas tecendo suas peças usando apenas uma mão, a outra ficou imobilizada após um AVC. O trabalho no tear é fascinante e mágico!
O trabalho é realizado na sala de Terapia Ocupacional, onde Maria Rita é capaz de produzir verdadeiras obras de arte, com variação de cores. O resultado desse trabalho está no site www.feav.org.br, onde você pode passear pelas lojas do Recanto dos Velhinhos, Amigas da APAE, GAVV- Grupo das Amigas Voluntárias de Valinhos, ACESA, Grupo Margaridas da Casa da Criança e Grupo Rosa e Amor. Lá na loja virtual, tem muitas peças, predominando o bom gosto e o preço justo.
Visite o site da FEAV, conheça o resultado dessa técnica e ajude as entidades de nossa cidade.

O Recanto dos Velhinhos de Valinhos sempre surpreendido por boas ações. Sábado pela manhã, integrantes do Projeto Anjos do Amanhecer, chegaram na entidade com 740 fraldas geriátricas e mais 30 quilos de tampinhas plásticas.
Essa não é a primeira vez que o grupo se reúne para ajudar o Recanto dos Velhinhos porque o objetivo dos integrantes do Projeto Anjos do Amanhecer é ajudar o Recanto e outras entidades.
A doação recebida pelo administrador Carlos Latância, sempre chega em boa hora na entidade. “O consumo de fradas e muito alto aqui no Recanto, com as doações deixamos de usar o dinheiro para compra de fraldas e usamos para outras necessidades de nossos internos, sem falar nas tampinhas, pois estamos cadastrados no projeto Tampinha Legal e essa será mais uma fonte de renda para nossa instituição”.
Doação do Supermercados Zarelli

Como resultado da campanha Natal Solidário, realizada pelo Supermercado Zarelli, o Recanto dos Velhinhos recebeu na quarta-feira 10 de fevereiro, 44 cestas básicas. O presidente Carlos Roberto Teixeira e o vice-Presidente Everson Roscito receberam as doações e de forma especial, agradeceram o gesto do Supermercado Zarelli e seus clientes que escolheram o Recanto dos Velhinhos para receber os donativos. A Campanha destinou 55 mil em vale compras e cinco toneladas de alimentos para as entidades.
“Atendemos em nossa entidade 48 idosos, oferecemos cinco refeições por dia, por isso agradecemos imensamente por esta ação de grande solidariedade e amor ao próximo”, destacou Carlos Roberto Teixeira – Presidente do Recanto dos Velhinhos.

O Recanto dos Velhinhos de Valinhos está cadastrado no programa Tampinha Legal, um dos maiores programas socio ambiental, de caráter educativo, uma iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. O Programa consiste na arrecadação de tampinhas plásticas de sucos, refrigerantes, requeijão, pasta de dente, etc., que depois são encaminhadas para uma cooperativa de reciclagem e todo recurso vem para a instituição.
O programa foi lançado em 2016, na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), e propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico, uma iniciativa do Instituto SustenPlást.
O Presidente do Recanto dos Velhinhos – Carlos Roberto Teixeira, fala com entusiasmo desse programa: “As tampinhas começaram chegar no Recanto e resolvemos procurar para onde mandar, encontramos o Programa Tampinha Legal que nos dá toda orientação e assim como os lacres de alumínio as tampinhas de plástico estão nos ajudando, é uma receita extra que usamos de acordo com as necessidades dos nossos internos. Faço um convite a toda população, não jogue a sua tampinha no lixo, separe, guarde e quando tiver uma quantia traga até o Recanto dos Velhinhos que daremos uma boa destinação, cuidando do nosso meio ambiente e movimentando a economia”.
“Quando começamos arrecadar as tampinhas, a cooperativa de reciclagem, sugeriu que elas fossem separadas por cores e aí a equipe técnica do Recanto dos Velhinhos, propôs que fosse uma atividade da Terapia Ocupacional, já que é algo que trabalha coordenação motora, memória, cognitivo para poder reunir cores iguais, além de ser necessário saber se organizar para trabalhar em equipe e respeitar os limites do colega na hora de definir a “tarefa” de cada um” explicou a terapeuta ocupacional Camila Jorge.
E Camila destaca que a atividade acabou se tornando algo onde todos ganham, os idosos com estímulos importantes, cada um dentro da sua condição ou necessidade e o Recanto com a verba que recebe da venda dessas tampinhas. A atividade é realizada na sala de terapia ocupacional, mas tem dois idosos que preferem fazer a separação enquanto conversam debaixo da mangueira. “Para nós, o importante é o idoso e a vontade para fazer aquela atividade da maneira mais confortável para ele”.
“O envolvimento dos idosos, foi uma ideia sensacional, eles curtem fazer essa atividade de separação das tampas por cores, quando essa atividade acontece é uma festa, eles conversam na mesa, trocam informações e rapidinho separam as tampinhas”, completa o presidente.
Até o ano passado o programa ultrapassou R$ 1 milhão de reais destinados 100% para entidades assistenciais participantes num total de mais de 300 instituições em vários estados do Brasil.

Na próxima quarta-feira, 3 de fevereiro, o bazar de móveis e utensílios do Recanto dos Velhinhos volta as suas atividades, das 14 às 16h30, abrindo a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, na Rua João Bissoto Filho,1899 no Bairro dos Ortizes.
Nessa reabertura do bazar, a voluntária Cristina Antoniazzi está preparando o espaço para receber os clientes que vão encontrar muitas peças como sofás, camas,colchões, fogão, cadeiras, acessórios de cozinha e eletrodomésticos a preços especiais.
O bazar de móveis e acessórios aceita doações, além de móveis quem quiser doar pratos, copos, talheres, formas, panelas, travessas ou eletrodomésticos que estejam funcionando como ferro de passar roupa, liquidificador, espremedor de frutas e outros produtos de decoração, eles serão muito bem vindos, todo recurso do bazar vai para o Recanto dos Velhinhos de Valinhos.
O Bazar Apenas diferente funciona toda quarta-feira, ao lado do bazar de Móveis, também coordenado por voluntários que separam, arrumam e atendem aos clientes. Muitos são frequentadores assíduos, porque sabem da qualidade dos produtos e os preços que são praticados.
Quem quiser conhecer o Bazar Apenas Diferente e aproveitar as ofertas, é só se dirigir nesta quarta-feira, 27, das 14 às 16h30, na Rua João Bissoto Filho 1889, no bairro dos Ortizes.

Website desenvolvido por Inspire Ideias | Marketing Inteligente
Subir
Siga-nos: