No próximo sábado dia 26 de maio, a partir das 19 horas, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos vai se transformar num grande arraial, com a 1ª Festa Junina aberta ao público. O presidente José Rigacci, juntamente com a diretoria de eventos da entidade, decidiu pela realização da festa, para atender ao pedido da comunidade, que quer usufruir do espaço, num momento de lazer.

A festa será uma oportunidade de geração de recursos para o trabalho desenvolvido no Recanto dos Velhinhos com os seus 50 internos. Entre as atrações haverá barracas diversas de doces, churrasco, lanches, quentão, vinho quente, pipoca e completo serviço de bar, que ficarão distribuídas na área do Salão de Eventos.

Na Festa do Recanto teremos a tradicional fogueira e quadrilha para todos que quiserem se divertir nesta dança tradicional, dos santos juninos. O Recanto dos Velhinhos de Valinhos fica na Rua João Bissoto Filho, nº 2061, Bairro dos Ortizes.

A entrada é gratuita. Venha se divertir na Festa Junina do Recanto dos Velhinhos de Valinhos e conheça um pouco do trabalho desenvolvido na entidade.

Com uma temperatura agradável, o Recanto dos Velhinhos recebeu no domingo 6 de maio, um grande público para o evento: Carneiro no bafo, preparado com muito carinho pela equipe de José Paulo, Murilo Parmezani e Celso Pedão.

O Salão de Eventos e todo seu entorno teve uma estrutura elogiável, para receber os amigos e convidados para o almoço Carneiro no bafo.

O presidente José Rigacci lembra que esta é a segunda edição do Carneiro no Bafo uma novidade que agradou muito e agora realizada novamente. Às 3 horas da manhã, a equipe que prepara o Carneiro no Bafo chegou ao Recanto para assar os cinco carneiros os pernis de porco recheados. Além do carneiro no bafo foi servido, antepasto de beringela, queijo, mortadela Martini, pernil recheado, salada verde, mandioca, feijão com tranqueira, arroz, farofa e sobremesa: o famoso doce de abóbora preparado pela dona Inês da Comunidade Santa Cruz.

A animação ficou por conta do cantor Fritz que animou os presentes com um repertório bem variado.

O evento foi um sucesso graças a um grande número de voluntários que atuaram em várias frentes, desde a arrumação do espaço, recepção aos convidados, na cozinha, bar, caixa ou no serviço de atendimento às mesas. Um destaque especial para a participação dos voluntários e diretores da APAE: Aldo Bissoto e Hélio Balbino responsáveis pelas caipirinhas.

Bons exemplos e a solidariedade em prol de uma instituição tem sido uma constante, mas elas se renovam e sempre surpreendem os convidados.

Pedro e Maria Elizabeth Bertani completaram 40 anos de feliz união – Bodas de Esmeralda e celebraram o aniversário de casamento, renovando as promessas trocadas entre o casal com uma ação especial. Ao invés de presentes, pediram fraldas e produtos de higiene que foram entregar no Recanto dos Velhinhos.

O administrador Roberto Cremasco Alves agradeceu ao casal a iniciativa e a escolha do Recanto dos Velhinhos, onde o consumo de fraldas é grande e as doações são sempre bem vindas.

Para servir os internos no momento das refeições, os funcionários do Recanto dos Velhinhos de Valinhos terão mais facilidade. Na sexta-feira, 4 de maio, Sanclair Assis Dini foi até o Recanto , para fazer a doação de um carrinho para serviço de restaurante e facilitar a distribuição dos pratos no momento das refeições.

A doação foi recebida pelo Administrador Roberto Cremasco Alves e também pelo diretor Everson Roscito.

O domingo é de festa no Recanto dos Velhinhos de Valinhos que vai promover o 2º Carneiro no Bafo, um almoço que está sendo esperado por inúmeras pessoas que foram no ano passado e não querem perder as delícias que serão servidas.

O evento está marcado domingo 6 de maio, a partir das 12h30 no Salão de Eventos do Recanto dos Velhinhos. O cardápio inclui antepasto, salada verde, carneiro no bafo, pernil recheado, feijão com tranqueira, arroz, farofa e sobremesa.

Os convites custam R$65,00, bebidas serão cobradas à parte. Crianças até sete anos não pagam e de 7 a 12 anos pagam meio ingresso. Para alegrar os presentes haverá música ao vivo com Fritz que vai alegrar o ambiente com um grande cardápio musical. Informações e reservas 3829-8181 ou com diretores da entidade.

Serviço

Carneiro no Bafo

Dia 6 de maio de 2018

Horário 12h30

Local – Salão de Eventos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos

Rua João Bissoto Filho, 2061 Ortizes – Valinhos-SP

Informações 3829-8181

Desde junho de 2016, os internos do Recanto participam semanalmente da Oficina de Culinária, uma ação proposta pela nutricionista Mônica Albano e a Terapeuta Ocupacional Camila Jorge.

A oficina envolve os idosos que adoram colocar a mão na massa, realizando receitas de fácil preparo como bolos, tortas, biscoitos e pizzas cujo maior objetivo é a integração e socialização entre os internos, resgatando o hábito de cozinhar.

A idéia foi tão boa e aprovada por todos, que ela acontece toda semana. Os idosos preparam os quitutes e depois saboreiam com todos os internos da entidade. Na quarta-feira o cardápio foi pizza e eles acompanharam todas as etapas com a estagiária de nutrição Ana Flávia Páffaro.

O administrador Roberto Cremasco Alves acompanhou o trabalho e ficou muito feliz com o envolvimento no preparo de pizzas. “Foi muito bom ver os nossos idosos participando nesta atividade, eles tem aqui na entidade: musculação, terapia ocupacional, fisioterapia, salão de cabeleireiro, musicoterapia, mas passam muito tempo ociosos. A cozinha foi um espaço da casa que todos dominaram muito e resgatar isso, deixando que eles preparem algumas receitas garante uma grande alegria, pude ver a felicidade deles enquanto estavam acompanhando as dicas para montar as pizzas”.

A comunidade valinhense é sempre muito receptiva e atenta às obras sociais. Na manhã de quarta-feira, 25, Iria Barduchi Corvini e Bernadete Corvini Martini estiveram no Recanto dos Velhinhos de Valinhos para fazer doação de fraldas.

Dona Iria completou 90 anos e o seu presente foi a doação para o Recanto dos Velhinhos. Rose D´Ávila e o interno Joaquim Azevedo receberam as doações que são sempre bem vindas na entidade. Só para ter uma idéia do consumo de fraldas no Recanto dos Velhinhos é em média de 180 por dia.

Sair dos muros da entidade e almoçar num restaurante é um acontecimento e foi isso que vivenciaram os idosos internos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos: Antônio Chagas, Anna Alves, Aparecido Rosa e Joaquim Azevedo.

À convite da Elisa e da Nina do Restaurante da Nona, foram almoçar no local na terça-feira, 24 de abril e aproveitaram para rever amigos como o caso do Antônio Chagas que toda semana ia até o restaurante levar o jornal Notícias de Valinhos.

Elisa Vicentini acolheu os internos para o almoço que representa muito mais que uma simples alimentação, mas o respeito, amor e inclusão dessas pessoas na sociedade. “Ficamos muito felizes com a presença deles em nosso Restaurante, o Chagas era nosso conhecido porque fazia a entrega do jornal e nunca deixou de trazer os exemplares aqui, foi muito bom revê-lo”.

Acompanhando o grupo Teresa Marchiori e Jorge e a terapeuta ocupacional Camila Jorge.

O presidente do Recanto dos Velhinhos de Valinhos – José Rigacci recebeu com muita alegria, na sexta-feira, 20 de abril, o representante do Clube dos Carros Antigos de Valinhos José Roberto Lazaretti, que foi até a entidade para fazer a doação de alimentos recebidos no último encontro realizado domingo no CACC.

José Rigacci acompanhado do interno Joaquim Azevedo Filho, agradeceu ao clube dos Carros Antigos, lembrando que toda doação é muito bem vinda para o recanto dos Velhinhos que atende 50 idosos.

O Clube de Carros Antigos de Valinhos foi criado em maio de 1983 por um grupo liderado por Francisco Gonçalves Abrinhosa, por ocasião das comemorações do aniversário de Valinhos.

Naquela data os integrantes do Clube desfilaram pelas principais ruas da cidade, culminando com uma exposição dos veículos na Praça Washington Luís. A partir daí, os encontros tem sido freqüente, com participações nas Festas do Figo e sempre no segundo no domingo de cada mês, o encontro é realizado no Centro de Artes Cultura e Comércio Adoniran Barbosa.

Hoje o Clube é uma entidade registrada e filiada à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

Na quinta feira, 19 de abril, a 1ª cadeira de rodas chegou para o Recanto dos Velhinhos de Valinhos, entregue pelos representantes da RC Ervellini, uma loja de pisos de Campinas, que através da campanha “Eu ajudo na lata”, uma realização UINIMED Brasil, mobilizou funcionários e clientes e arrecadaram os lacres necessários. A entrega foi feita pela representante da UNIMED Campinas: Fabiola Sparapani – Analista de Responsabilidade Social do Departamento de Responsabilidade Social e representantes da empresa RC Ervellini: Luana Moreno – RH, Siro Honório- Marketing e Peterson da Costa- Faturamento, ao administrador Roberto Cremasco Alves.

No momento da entrega representantes da RC Ervellini disseram: “Para quem não acredita que lacres de latas de alumínio podem se transformar em cadeiras de rodas, taí a prova: fizemos a entrega da primeira cadeira de rodas que conquistamos participando da campanha: “Eu ajudo na Lata” promovida pela UNIMED. Para nós é uma grande honra poder contribuir com um projeto tão bonito como esse e que esta cadeira, possa ser de bom proveito para os internos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos”.

A CAMPANHA

Ajudar na lata, nada mais é que promover acessibilidade e sustentabilidade de um jeito simples, apenas juntando os lacres de latinhas de alumínio e entregando no Recanto dos Velhinhos, que promove a Campanha lacre solidário e com ajuda da população, já adquiriu cinco cadeiras, ou nos pontos de arrecadação da Unimed.

Diretores do Recanto que tem na presidência José Rigacci, estiveram na manhã desta quarta-feira, 18 de abril, no Supermercados Caetano da Vila Santana, para receber as doações arrecadadas no último sábado, durante a realização do Pacoteiro Amigo. Desta vez a promoção rendeu 3.142 quilos entre gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, um recorde!

Os diretores do Supermercados Caetano: Leonardo, André e Sérgio Caetano receberam a diretoria do Recanto: José Rigacci, Ailton Pupo, Carlos Teixeira e Tereza Marchiori Jorge, que agradeceram a iniciativa do Supermercados, que possibilita à entidade, um reforço importante na dispensa e principalmente, vai garantir aos internos um cardápio ainda melhor.

Nas duas lojas, um grande número de voluntários embalou as mercadorias dos clientes, em troca os locutores pediam a doação de um item para a entidade.

“Não tenho palavras para agradecer tamanha solidariedade. Estou feliz, mais uma vez o evento Pacoteiro Amigo nos surpreende, a população é solícita, é só pedir e elas nos atende. Agradeço a direção do Supermercados Caetano, a todos que nos ajudaram nesta empreitada. Que Deus possa recompensar todos vocês”, disse o presidente José Rigacci.

A Secretaria da Fazenda preparou um vídeo sobre a doação automática de cupons fiscais com CPF às entidades sociais no âmbito do Programa Nota Fiscal Paulista. O objetivo é divulgar a nova sistemática aos consumidores participantes do programa, para que saibam como indicar a instituição de sua preferência e assim favorecê-la com créditos e bilhetes para participar dos sorteios mensais exclusivos das entidades, de forma simples e segura.

O Presidente da APAE Luís Roberto Roson tem acompanhado todo o andamento através da FEAPAES, que está lutando para que o programa volte a funcionar da maneira que era anteriormente e assim beneficiar as entidades do estado e preparou um folheto que está sendo distribuído na cidade explicando as mudanças e como proceder para doar para a APAE ou outra entidade de sua preferência.

Para doação manual, as pessoas deverão utilizar o aplicativo NFP no tablet ou smartphone. Para doação automática, cupons com CPF é só acessar o sistema de NFP, selecionar a entidade beneficiada e o período que é anual, assim toda vez que utilizar o CPF automaticamente estará contribuindo com a entidade.

A APAE está disponibilizando um canal de comunicação através do fone 33034500 com Simoni ou email simnoni@apaedevalinhos.org.br para informações.

Mais informações sobre o passo a passo da doação automática no sistema ou no aplicativo e os benefícios para as entidades sociais participantes do Programa podem ser consultadas nos materiais “Doação de cupons com CPF” e “Cartilha NFP – Entidades”, disponíveis no link https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/Paginas/Downloads.aspx .

O Recanto dos Velhinhos anuncia mais uma promoção: Carneiro no Bafo. O evento está marcado para o dia 6 de maio, a partir das 12h30 no Salão de Eventos do Recanto dos Velhinhos.

O cardápio inclui antepasto, salada verde, carneiro no bafo, pernil recheado, feijão com tranqueira, arroz, farofa e sobremesa.

Os convites custam R$65,00, bebidas serão cobradas à parte. Para alegrar os presentes haverá música ao vivo.

Informações e reservas 3829-8181.

Serviço

Carneiro no Bafo

Dia 6 de maio de 2018

Horário 12h30

Local – Salão de Eventos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos

Rua João Bissoto Filho, 2061 Ortizes – Valinhos-SP

Informações 3829-8181

Neste sábado, às 8h30, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos vai receber os interessados na Oficina A Arte de Contar Histórias a cargo de Paula Negrão, narradora de histórias, mediadora de Leitura e pesquisadora.

A oficina tem a duração de seis sábados sempre das 8h30 às 12h30, com término previsto para o dia 2 de junho. As aulas serão realizadas no Salão de Eventos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos

A ação é uma parceria com o Recanto dos Velhinhos que vai receber parte da arrecadação. O conteúdo da oficina: Origem da narração de histórias; Qual a intenção de narrar histórias; Conceito e técnicas; Construção de um narrador; Planejamento de apresentação de narrações de histórias e apresentação de materiais.

Interessados em participar ainda tem algumas vagas. A oficina é uma realização de Contos & Encantos e tem um custo de R$240,00, a vista ou em duas parcelas de R$120,00. Informações e reservas com pelo email coordenação@recantodosvelhinhos.com.br ou pelo fone 3829-8181 com administrador da entidade. Informações com Paula Negrão 99369-8821.

Com animação musical do DJ Banda Clip e petiscos deliciosos está programado este sábado, 7 de abril, no Salão de Eventos do Recanto dos Velhinhos a 3ª Noite de Boteco.

A diretora de eventos Tereza Marchiori Jorge lembra que será uma noite especial para quem gosta de dançar, conversar e principalmente saborear as delícias que são servidas, com uma cerveja bem geladinha. Restam poucos convites, por isso quem ainda quiser deve ligar para Tereza – 99204-3622 ou Everson 99797-1716.

Os convites custam R$ 20,00, mais a consumação das porções e bebidas que serão cobradas à parte.

O Recanto dos Velhinhos de Valinhos foi escolhido para a Campanha “Ração Solidária”, uma ação da empresa Magnus, que anunciou que durantes os meses de abril e maio, comprando produtos para seu pet da marca Magnus, estará ajudando a entidade que cuida de 50 idosos.

O Presidente José Rigacci vê nesta promoção uma maneira muito boa para que mais pessoas ajudem o Recanto dos Velhinhos. “Será muito simples, muitas pessoas tem cães, gatos e precisam comprar ração e outros produtos, se optarem pela marca Magnus, uma porcentagem será destinada para nossa entidade e todos vão ganhar o seu bichinho de estimação que terá um produto de qualidade e o Recanto dos Velhinhos que receberá parte de todas as vendas feitas nesses dois meses. Em nome do Recanto quero agradecer a iniciativa da empresa Magnus por ter escolhido a nossa entidade”.

No próximo dia 7 de abril, no salão de eventos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos será realizada a 3ª Noite de Boteco, com animação musical do DJ da Banda Clip. Uma noite para dançar, conversar e apreciar deliciosas porções.

No evento os convidados terão diversos tipos de porções, bebidas geladinhas a preço justo.

Convites a R$ 20,00, as porções e bebidas serão cobradas à parte. Convites limitados que poderão ser adquiridos com Tereza – 99204-3622 ou Everson 99797-1716.

Parte integrante do calendário de atividades sociais do Recanto dos Velhinhos de Valinhos, o grupo de voluntários esteve na entidade no sábado, 24 de março e para alegria dos internos carregados de ovos de chocolate.

Para a diretora de eventos – Tereza Marchiori Jorge, celebrar pequenas alegrias, espalhar doçuras e levar sorrisos por todo o Recanto foi o grande objetivo do grupo de voluntários, que faz questão de comemorar essas datas com os internos.
“Cantamos perto de 50 vezes o “Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim…” e sempre, por mais igual que seja sempre é com muita emoção e amor, o verdadeiro significado da Páscoa”, completa Tereza.

Também o presidente José Rigacci prestigiou o momento e disse da sua alegria em ver os internos felizes ao receber o ovo de Páscoa. “Isso é vida, é sentir-se acolhido e lembrado, por isso agradeço a essas voluntárias comandadas pela Tereza que não deixam passar a data.

Profissionais de Educação, Bibliotecários e pessoas que gostam de contar histórias, não podem perder essa oportunidade: de 14 de abril a 2 de junho, acontece no Salão de Eventos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos, uma Oficina: A arte de Contar Histórias, a cargo de Paula Negrão, narradora de histórias, mediadora de Leitura e pesquisadora.

A ação é uma parceria com o Recanto dos Velhinhos que vai receber parte da arrecadação. O curso será realizado sempre aos sábados das 8h30 às 12h30, num total de seis sábados e carga horária de 24 horas.

O conteúdo da oficina: Origem da narração de histórias; Qual a intenção de narrar histórias; Conceito e técnicas; Construção de um narrador; Planejamento de apresentação de narrações de histórias e apresentação de materiais.

A oficina é uma realização de Contos & Encantos e tem um custo de R$240,00, a vista ou em duas parcelas de R$120,00. Informações e reservas com pelo email coordenação@recantodosvelhinhos.com.br ou pelo fone 3829-8181 com administrador da entidade. Informações com Paula Negrão 992369-8821.

O bazar “Apenas Diferente” e também o bazar de Móveis do Recanto dos Velhinhos de Valinhos recebeu na terça-feira,13, uma visita especial dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Antonio Alves Aranha.

A visita fez parte de um projeto da disciplina de inglês, onde os alunos foram incentivados a conhecer mais sobre o trabalho voluntário.

O grupo integrado pelos alunos: João Vitor Vilela, Karina Albuquerque, Luana Barros, Ludmyla Noronha, Raissa Fogaça e Jennifer Caroline Standen Araujo, passaram a tarde com Rose D´Ávila e Karina Bottura e as demais voluntárias, prestaram serviços no bazar do Recanto e puderam aprender um pouco mais sobre o trabalho voluntário.

Rose D´Ávila que comanda esse trabalho no Recanto há quase quatro anos, disse da importância dos jovens se engajarem desde cedo no trabalho voluntário, hoje muito enaltecido pelas grandes empresas. “Fico muito feliz em ver o interesse deles, querendo saber como nos organizamos e a importância desse trabalho para o Recanto dos Velhinhos, que se torna um gerador de rendas”. E Rose faz um apelo que isso sirva de exemplo e que outras escolas também incentivem os seus alunos a realizarem trabalhos voluntários.

O Bazar “Apenas Diferente” funciona toda terça e quarta-feira das 14 às 17 horas e o bazar de Móveis e utensílios, toda terça-feira das 13 às 16 horas, na Rua João Bissoto Filho, 1899.

Os internos do Recanto dos Velhinhos de Valinhos participam toda segunda-feira, no período da tarde, do jogo de Bocha. A ação está sendo proposta pela fisioterapeuta Bruna Gontijo e pela Educadora física Célia Araújo Ferreira.

A cancha de bocha foi inaugurada no final do ano passado, construída com ajuda do Grupo Boca Mardita do Country Club Valinhos e de lá pra cá, as técnicas tem levado os internos para jogarem e aprenderem as regras.

“Todos podem jogar, mesmo sendo cadeirantes, idosos com andador ou bengala, como disse a fisioterapeuta, levamos todos que querem participar e o número tem aumentado, porque eles gostam e se divertem”.

Além da socialização o jogo de bocha é um ótimo exercício para coordenação, memória e raciocínio, melhora a qualidade de vida dos internos, a partir da prática esportiva e recreativa.

A divulgação da Campanha Anel Solidário, com arrecadação de lacres de latinhas de cerveja e refrigerantes, para o Recanto dos Velhinhos de Valinhos, cujo material se transforma em cadeiras de rodas, despertou nos professores e alunos do Colégio Panda de Valinhos, a oportunidade de promover a campanha na escola.
O Colégio Panda mantém cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental e todos os alunos e familiares se envolveram na campanha. Em pouco tempo conseguiram 178 garrafas de lacres de alumínio, entregues na instituição na sexta-feira, 9 de março.
Os alunos Enzo e João Germano do 5º ano, representando a escola, com as diretoras Cláudia Romano e Paula Romano, foram até o Recanto dos Velhinhos para fazer a doação dos lacres e foram recebidos pelo Administrador Roberto Cremasco Alves, conheceram as instalações, conversaram com os internos e ficaram muito felizes em poder colaborar com o Recanto dos Velhinhos, que hoje atende 50 idosos numa faixa etária média de 83 a 85 anos.
Roberto Cremasco Alves, disse que foi uma visita emocionante, tanto para os alunos quanto para os internos.

Com a presença de associados e amigos, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos promoveu no sábado, 10 de março a Assembleia Geral Ordinária para apreciação do relatório de atividades e do balanço de 2017 e eleição da nova diretoria e do Conselho Fiscal com mandato para o período de março de 2018 a março de 2020.
Prestigiando o evento o Desembargador José Pitas do Tribunal Regional do trabalho, Seminarista Diego Nogueira representado o padre Rogério Cancian da Paróquia São José de Anchieta, Vereador Luiz Mayr Neto, José Luiz Violante – presidente do CONSEG, Wanda Dini representando a FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos e Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, Dr. Celso Límoli Junior e demais convidados.
A presidência dos trabalhos esteve a cargo de Geraldo Gosdschimidt que abriu a assembléia e convidou o Seminarista Diego Nogueira para uma oração. Em ato contínuo foram aprovados o relatório de atividades e o balanço financeiro; homenagens ao ex-presidente Orlando Guirardello Sobrinho e ao ex-diretor Sérgio Luiz Comar falecidos recentemente e imediatamente apresentada única chapa: “Trabalho e Dedicação” tendo à frente o advogado José Rigacci.
Colocado em votação foi eleita por aclamação. Fernando D´Ávila o presidente que deixa a presidência usando da palavra disse; “Resisti em assumir o cargo de presidente do Recanto dos Velhinhos de Valinhos, mas hoje posso dizer que me sinto gratificado. Aprendi, conheci outras pessoas e hoje formamos um time aqui na entidade. Esse aprendizado foi especial e agradeço a Deus por ter me dado coragem para enfrentar esse desafio, agradecer a minha família, minha esposa Rose que entendeu a minha ausência em vários momentos. Fico feliz porque pudemos desenvolver um bom trabalho, aqui cada tostão é valorizado. Agradeço à equipe de funcionários pela dedicação, aos diretores e especialmente à comunidade que se faz presente na vida da instituição. Estou passando o cargo para José Rigacci, que foi meu vice presidente e tenho certeza que ele dará seqüência ao trabalho de acolhimento e cuidado aos nossos idosos”.
Na seqüência, José Rigacci disse estava muito feliz com a indicação de seu nome para presidir o Recanto dos Velhinhos. “A diretoria que toma posse hoje é uma continuidade, porque muitos vão atuar conosco. Confesso que é um misto de orgulho e medo e muita preocupação, porque temos que garantir de R$180 a R$190 mil reais por mês, para atender os 50 internos e nossas verbas vem da seguinte forma: 40% governo municipal que detém 60% das vagas consideradas sociais; R$9mil mensais verba federal e R$1.200 do governo estadual, a nossa defasagem gira em torno de R$35 a R$40 mil mensais, que conseguimos através dos eventos, dos contribuintes e também pelos vários trabalhos voluntários que nos ajudam complementar o orçamento”.
E disse: “Fernando D´Ávila está deixando a presidência, mas será nosso parceiro, peço a Deus que nos ajude para que possamos levar o Recanto à frente”, completa José Rigacci.
Farão parte da nova diretoria do Recanto dos Velhinhos de Valinhos: José Rigacci; Vice-Presidente: Ailton de Salles Pupo; Diretores Financeiros: Maria de Fatima Zilleti Lazaretti e Everson Roscito; Diretores Jurídicos: Valquiria Sperancin Mancebo e Ricardo de Oliveira Mancebo; Diretores de Obras: Carlos Roberto Teixeira e Maurício Jorge.
Diretores de Relações Humanas: Ricieri Mauro Baldin e Marilda Regina Gabetta Comar; Diretores de Patrimônio: Ana Cristina Krutzfeldt Antoniazzi e Karina Rafaela Maria Bottura; Diretores de Eventos: Tereza de Fátima Marchiori Jorge e Reginaldo Jesus Flor.
No Conselho Fiscal: efetivos: Ademir João Rossi, Walmir Scarpinelli e Vacil Marcelo Pera. Como suplentes no Conselho Fiscal: Sergio Juliato, Nícia Pontes Borin Sabbatini e Juliana Bernardo Affonso. Conselho Consultivo: Valdemar Pera, Norma Pontes Borin, Ruth Busatto, Paulo Ferreira, Geraldo Gardin e Fernando Luiz de Andrade D´Ávila.
Os eleitos já foram imediatamente empossados. Encerrada assembléia o vereador Luiz Mayr Neto fez entrega de um diploma a Fernando D´Ávila em nome da Câmara Municipal de Valinhos, reconhecendo o trabalho desenvolvido na entidade.

Abrindo o calendário de eventos, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos vai promover no dia 7 de abril, a partir das 20 horas, a 3ª Noite de Boteco, no salão de eventos da entidade, com animação musical do DJ da Banda Clip. Uma noite para dançar, conversar e apreciar deliciosas porções.
No evento os convidados terão diversos tipos de porções, bebidas geladinhas a preço justo.
Convites a R$ 20,00 e são limitados e poderão ser adquiridos com Tereza – 99204-3622 ou Everson 99797-1716.

No próximo sábado, 10 de março, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos vai promover a Assembléia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício de 2017 e a eleição da nova diretoria. A assembléia está marcada para as 13 horas em primeira convocação e 14 horas, em segunda convocação com qualquer número de presentes.
O atual presidente Fernando D´Ávila que ocupa a presidência em seu segundo mandato não poderá ser reeleito, devendo ser escolhido um novo nome para ocupar esta função.
Nos últimos quatro anos à frente do Recanto dos Velhinhos, Fernando D´Ávila deixa um grande trabalho sempre voltado para a melhoria do atendimento aos idosos acolhidos pela instituição. Na sua primeira eleição em 2014 a sua proposta foi a de realizar um trabalho conjunto, onde deveria prevalecer o diálogo, discernimento e boas ações. “Humildade e trabalho” foi o nome da chapa que enumerou inúmeras realizações.
Em maio de 2014 o primeiro projeto implantado: Musicoterapia a cargo do voluntário Renato Valdir Ribeiro, depois veio a parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro e a interação das crianças com os idosos sempre muito positiva.
Algumas ações merecem registro especial como a realização do Mega Bazar em 2014 que rendeu um bom dinheiro para entidade, os Jantares na Macarronada Italiana que este ano chegará à 11ª realização, Noites de Boteco, Noites Dançantes, Feijoada, Carneiro no Bafo, Queima do Alho e outros eventos.
Já na parte de obras o primeiro trabalho foi à troca do piso do corredor central, com um total de 140 m², implantação da horta, cobertura da horta, cobertura do Espaço Circuito Funcional pelo Lions Clube, construção da Capela Ecumênica, uma doação de Sérgio e Marilda Gabeta Comar, conclusão da reforma dos últimos quatro quartos, no mesmo padrão dos demais, verba destinada através da Deputada Célia Leão, reforma no salão de cabeleireiros, drenagem na horta, etc.
Participação ativa na realização do Pacoteiro Amigo dos Supermercados Caetano, Exposição Nacional de Orquídeas, com Pastores da OMEV e com a Paróquia São José de Anchieta responsável pelas celebrações na entidade.
Outra grande conquista foi o Bazar Apenas Diferente, que garante um bom recurso para o Recanto todos os meses e agora o início do Bazar de Móveis e Utensílios Domésticos.
Também foi na gestão de Fernando D´Ávila que o Recanto lançou a campanha do Anel Solidário e com os lacres arrecadados, a entidade já comprou cinco cadeiras de rodas.
Ações de solidariedade com doações diversas, onde a população atende ao apelo da entidade, eventos preparados por terceiros com renda para o Recanto como o jantar La Bella Itália no restaurante Planalto, o Show Tributo ao Rei ou o Boteco do bar do Ari estiveram na programação ajudando a entidade.
Foi também na gestão de Fernando D´Ávila que o Recanto conseguiu adquirir um carro Onix da Chevrolet, com verba resultante de valores de prestação pecuniária. Ganhou um veículo tipo Van, com elevador, que possibilita o transporte dos idosos, numa ação intermediada pelo empresário Segismundo Celani e Padre Dalmirio Djalma do Amaral e recentemente implantou uma carreta para transportar os idosos internamente.
Dentre seus maiores feitos estão a reforma do novo salão de eventos, reforma da cozinha e refeitório e implantação do aquecimento solar com água quente em todos os chuveiros das 34 unidades e também nas torneiras da cozinha. Mas não podemos esquecer as inúmeras melhorias: como a construção da Cancha de Bocha através do Grupo Boca Mardita, o recapeamento asfaltico da rua central, pelas empresas IAS Construtora e Empresa Itajubá, adesivação nas janelas do refeitório com fotos de fotógrafos da cidade, implantação da Coordenação de Voluntários, Oficina de Culinária, Caminhada Assistida, Biblioteca circulante, entre outras ações.
Por todo esse trabalho o Recanto dos Velhinhos de Valinhos através de seu Presidente Fernando D´Ávila, recebeu homenagens na Câmara Municipal e também a Medalha Ordem de Mérito Judiciário, concedida pela Justiça do Trabalho de Campinas.
Fernando D`Ávila vai entregar a presidência com uma larga folha de serviços prestados. “Tudo isso só foi possível realizar porque temos amigos que nos apóiam e nos ajudam. Estou feliz e realizado e como dizia o apóstolo Paulo, na carta a Timóteo, no capítulo 4: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”, que venham outras pessoas para continuar o trabalho em nossa entidade”, completa Fernando.

A equipe técnica do Recanto dos Velhinhos de Valinhos tem notado entre os internos, uma dificuldade de deglutição, chamada disfagia entre os idosos, um problema definido como qualquer dificuldade no trânsito alimentar desde a boca até o estômago.
O presidente Fernando D´Ávila disse que a equipe está sempre atenta, porque é um sintoma geralmente ligado a uma doença, na maioria das vezes, neurológica como a Demência de Alzheimer(DA) ou ao próprio processo de envelhecimento podendo ocorrer mesmo a idosos saudáveis.
No momento a grande necessidade é uma avaliação profissional dos internos. “Não temos fonoaudióloga, o que dificulta um pouco, o nosso apelo é no sentido de tentarmos um atendimento voluntário de algum profissional da área, que pudesse nos ajudar e mesmo que a distância, nos prestar uma assessoria em caso de necessidade”, diz o presidente.
Diariamente a equipe se depara com situações que se repetem, como um simples ato de engolir um comprimido de medicação é um dos sintomas mais comuns. O ato de fazer o comprimido percorrer a faringe e o esôfago, com precisão, exige coordenação e força muscular.
Se algum fonoaudiólogo voluntário estiver disponível para esse trabalho, a entidade agradece e os idosos certamente terão mais qualidade de vida. Interessados poderão entrar em contato com Assistente Social Vanusa Paixão, através do fone 3829-8184.

Após a reforma da cozinha e do refeitório do Recanto dos Velhinhos de Valinhos, surgiu a ideia de adesivar as janelas de vidro e assim eliminar as persianas que vão se desgastando com o tempo. A princípio, a comissão de obras e diretoria, pensou em fotos do próprio Recanto e depois, com fotos de pontos turísticos de Valinhos até para mudar a paisagem que os internos estão acostumados.
Seis fotógrafos foram convidados: Chico Parodi, Marcos Parodi, Ulisses Porto Salvador, Ricardo Tardelli, Rogério Franco e Marcel Pazinatto. Todos aceitaram de pronto, selecionaram as fotos em seus arquivos e elas foram chegando, causando até uma grande dificuldade de escolha.
Os vidros adesivados e com diversas imagens da cidade, como a praça Brasil 500 anos; o Obelisco que está na Praça uma obra de Roque Palácio; uma vista com a foto do escrito Valinhos Capital do Figo Roxo que está próximo à Rodoviária; um final de tarde com uma vista da cidade e um grande arco íris; um trecho da Praça Brasil 500 anos; uma vista do entardecer com destaque para a Matriz de São Sebastião; casinha de João de Barro; Adoniran Barbosa e Viaduto Laudo Natel, são os destaques e garantiram uma beleza ao refeitório admirada por todos que tem passado por lá.
No sábado, 17, os autores das fotos foram convidados a conhecer o resultado do trabalho e receberam o agradecimento dos diretores da instituição. Ailton Pupo falou em nome do presidente Fernando D’Ávila, destacando a importância do trabalho, que vai proporcionar aos internos, alegria, cor e qualidade de vida, além de se tornar um ponto de arte e cultura.
“Fizemos a reforma em 45 dias, obedecendo às exigências da Vigilância em Saúde, nosso objetivo é sempre melhorar e oferecer qualidade de vida aos nossos internos. Quero agradecer o trabalho de vocês. O olhar do fotógrafo para detalhes de nosso cotidiano, que proporcionou à nossa entidade um toque especial”.
Chico Parodi disse da honra de ter sido um dos escolhidos e que tem grande admiração pelo trabalho desenvolvido no Recanto dos Velhinhos. Rogério Franco também disse que ficou honrado em participar, o mesmo foi o sentimento do Ricardo Tardelli que disse ter sido uma honra ver uma foto de sua autoria, eternizada na janela do Recanto, o mesmo sentimento de Ulisses Porto e Marcos Parodi que já atua como voluntário na entidade.
Marcel Pazinatto não pode estar no momento, mas foi depois e ficou surpreso com o resultado. “Ficou lindo, foi uma ótima ideia”, disse.
Os fotógrafos receberam um certificado de agradecimento, entregue pelos diretores presentes: Ailton Pupo, Carlos Teixeira, Marilda Gabetta Comar, Fátima Lazaretti e Karina Bottura.
A atleta Flávia Gimenes, jogadora do Renata Valinhos também prestigiou o momento.

Desde o início do ano as caixinhas solidárias que ficavam no comércio, perderam a sua função social, isso porque houve uma mudança que proíbe que as entidades recolham os cupons e lancem em seu CNPJ.
Agora a própria pessoa precisa fazer isso através de um aplicativo no seu celular e o número de cupons lançados caíram demais. Pensando nessa situação e buscando uma nova estratégia a coordenação de voluntários do Recanto dos Velhinhos de Valinhos, vai promover no dia 17 de fevereiro, às 9h30 em sua sede, uma reunião com os voluntários que faziam este trabalho de coleta, separação e digitação, para passar as novas diretrizes.
“Os voluntários de outras áreas que quiserem participar para se orientarem também, sejam muito bem-vindos, seremos multiplicadores da informação e com isso continuaremos a ajudar o Recanto nesse trabalho, que sempre foi muito importante para a receita da instituição” destaca Karina Bottura da Coordenação dos Voluntários.
O Presidente Fernando D’Ávila está bastante atento às mudanças. “Estamos acompanhando o trabalho da FEAPAES – Federação das APAES do Estado de São Paulo que está fazendo um trabalho junto aos deputados, pedindo para que todas as entidades também o façam, para conseguir que o Programa permaneça da mesma forma por mais um tempo. Precisamos mostrar a nossa força e empenho, o Programa Nota Fiscal Paulista gerava um boa receita e havia a possibilidade dos sorteios, sempre muito bom para as entidades, que lutam com todas as dificuldades para manterem o seu trabalho”, destaca o presidente do Recanto dos Velhinhos.

Centenas de voluntários que representaram as entidades através da ASSERUTIL na Festa do Figo podem comemorar o resultado do trabalho. Foram mais de sete mil lanches preparados e mais de seis mil carros que utilizaram a área de estacionamento regulamentado.
Luciano Magalhães presidente da ASSERUTIL – Associação das Entidades de Assistência de Utilidade Comunitária de Valinhos está fazendo o fechamento de todo o trabalho, para fazer o rateio entre as entidades: Centro Infantil Tia Nair, Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, Entidade Assistencial Espírita Casa do Caminho, Conselho Particular São Luiz Gonzaga de Valinhos – Vicentinos; Conferências: Imaculado Coração de Maria, São Cristóvão, São Marcos, Grupo Espírita Os Peregrinos, Grupo Escoteiro Valinhos, Associação Complete Vida, Bandas Jovens de Valinhos, Comunidade Santa Luzia e Paróquia São Cristóvão.
“Estou muito feliz com esses números porque mais uma vez alcançamos os objetivos de oferecer um bom trabalho, de envolver voluntários que sempre foram a essência da Festa do Figo em prol de um trabalho assistencial, realizado pelas entidades que atendem crianças, adultos e idosos. A nossa meta à frente da ASSERUTIL é promover outros eventos, para fortalecer ainda mais as nossas entidades, garantindo a elas recursos para o trabalho assistencial que oferecem. Agradeço a todos que estiveram conosco neste ano e podem esperar que vem novidades por ai”, completa o presidente Luciano Magalhães.

O Recanto dos Velhinhos de Valinhos, comemorou na tarde de terça-feira, 6 de fevereiro, o aniversário do interno mais velho da instituição Moisés Alexandre dos Santos, que completou 109 anos, com uma festa preparada pelos próprios idosos com o bolo feito na Oficina de Culinária.
O senhor Moisés chegou no Recanto em 5 de setembro 2006, numa situação física muito complicada após ser resgatado do local onde vivia em precárias condições. Todo o carinho, boa alimentação e cuidados com sua saúde foram fundamentais para sua recuperação e longevidade.
O Presidente Fernando D’Ávila sempre destaca o trabalho que o Recanto dos Velhinhos realiza com os 50 internos e Sr. Moisés é um exemplo.

Website desenvolvido por Inspire Ideias | Marketing Inteligente
Subir
Siga-nos: