O curso foi realizado na Santa Casa de Valinhos, durante seis meses com início em outubro de 2018 e o encerramento no Recanto dos Velhinhos.

Terminou sábado, 23, o 1º curso de Capacitação Musical para Cuidados de Ambientes de Internação Hospitalar, realizado na Santa Casa de Valinhos, com a duração de seis meses, com uma aula por mês, sob a orientação de Wilson Brisola Faro.
A vivência dos músicos aconteceu em vários momentos, mas no encerramento nos corredores do hospital e também de forma muito especial no Recanto dos Velhinhos de Valinhos.
O trabalho inédito na cidade, contou com um grupo pequeno, que deverá reverberar intensamente na cidade. O Curso Musical para Cuidados de Ambientes de Internação Hospitalar está inserido dentro da proposta de humanização do espaço hospitalar, propondo segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde – Qualidade de Vida.
Wilson Brisola Faro, músico habilitado pelo conservatório Estadual Dr. Carlos de Campos de Tatuí, especialista nos métodos de educação musical Edgar Willems e Zoltán Kodály, é músico hospitalar, reconhecido como músico atuante na área social e saúde pela Universidade de Strasburgo.
“Esse projeto de vanguarda que está sendo implantado na Santa Casa de Valinhos e que pode se ampliado para lares de cuidados de idosos, não é um projeto para pacientes, mas para ambiente hospitalar, para o cuidador, para família e todos que estão Inseridos como recepcionistas, secretários, médicos, equipe de enfermagem, manutenção, lavanderia, cozinheiros, etc.”, explica o professor.
O voluntário do Recanto dos Velhinhos de Valinhos – Renato Sene conhecido com o Cebola, disse que o curso veio preencher um vazio na curta carreira de músico. “Gostei muito e quero continuar”.
Para o professor Wilson esse foi um projeto piloto. “Agradeço a fidelidade dos que ficaram até o fim, vocês estavam abertos e se deixaram conduzir, experimentar, conhecer pessoas. Quero que estejam mais atentos aos sinais da vida e se coloquem no lugar do outro. Estou orgulho de vocês”.
Para fechar de forma especial esse 1º curso, os alunos fizeram uma vivência no Recanto dos Velhinhos de Valinhos e cantaram para todos, alguns acompanharam juntos, mostrando que a música traz alegria e encantamento.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Website desenvolvido por Inspire Ideias | Marketing Inteligente
Subir
Siga-nos: